quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dia 4, filme 6 - Em busca do ouro



Nosso querido vagabundo resolve virar garimpeiro, na corrida de ouro, de 1898 no Alasca. Em meio a neve, ele acha uma cabana habitada por um bandido. Jim, que também estava a procura de ouro, acaba salvando Charles do bandido e os dois se tornam amigos, dividindo assim a cabana. Os dois enfrentam a fome e então resolvem fazer um acordo, levando Jim a partir em busca de ouro. E Charles conhece Georgia, por quem se apaixona, embora ela zombe dele.

Mais uma obra-prima desse gênio! Me explica como alguém pode ser tão lindo, comovente, engraçado, bondoso? Nesse filme, temos cenas extremamente clássicas: quando os dois amigos estão mortos de fome e Chaplin decide cozinhar sua bota, dividindo-a com Jim, e os dois a comem, como se fosse um maravilhoso banquete. Detalhe: eles realmente comeram a botina! Mas, a mesma era feita de alcaçuz. E quando Jim tem a ilusão de que Chaplin é um frango e corre atrás dele, a procura de comê-lo? Mas sem dúvida, a cena que eu mais me emocionei: Georgia promete jantar com Charles na noite de Ano Novo. Ele trabalha duro e consegue dinheiro para um suntuoso jantar, com direito a presentes e tudo o mais. Enquanto ele a espera, adormece e aí temos a clássica 'dança dos pãezinhos'.

Nota: 8,5

Um comentário:

  1. Perfeito esse filme, cenas antológicas. Chaplin é o maior gênio da sétima arte. A dança dos paezinhos e a cena da ilusão citada na postagem são inesqueciveis.

    ResponderExcluir